Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi fala sobre a importância da reforma na Previdência para a economia brasileira. O professor diz que, após a apresentação do texto da reforma, “os detalhes ficaram mais claros em relação aos cálculos da redução dos gastos com um cenário sem a reforma, isto é, a diferença é R$ 1,65 trilhão em dez anos”.
Nakabashi conta que o texto da reforma que passará pelo Congresso terá alterações e, com elas, os impactos econômicos serão menores. Entretanto, mesmo com as possíveis mudanças, acredita que a reforma está no sentido correto, afinal, “hoje o maior problema do Brasil, quando analisamos os gastos em curto e médio prazo, são as questões dos gastos e o déficit do governo federal, que cresce mais que o Produto Interno Bruto (PIB)”.
O professor ressalta que o Brasil é um país jovem, mas que gasta cerca de 14% do PIB com aposentadorias e pensões “em um país onde a carga tributária é de 34% a 35% do Produto, ou seja, metade do que é arrecadado acaba indo para o pagamento desses benefícios”.
Outro fator apontado por Nakabashi que deve ser atacado com a reforma é a produtividade do País, afinal, “ela está estagnada há praticamente 40 anos. É de extrema importância fazer reformas que mexam com a parte tributária, ou que sejam realizadas constantes reformas trabalhistas para que mudem a dinamização, ou até mesmo uma redução dos custos trabalhistas”.
Ouça acima, na íntegra, a coluna Reflexão Econômica.