Crescimento da economia é o único fator capaz de devolver vagas de emprego

Mesmo com críticas sobre a reforma trabalhista, professor vê pontos positivos nas mudanças

 14/11/2018 - Publicado há 5 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Reflexão Econômica desta semana, o professor Luciano Nakabashi comenta sobre a Reforma Trabalhista. Segundo ele, a legislação brasileira era muito antiga e realmente precisava avançar. “A reforma feita neste governo facilitou para o empregador contratar com custo mais baixo e dar mais flexibilidade para o próprio trabalhador.”

Ainda de acordo com o colunista, mesmo com o alto índice de desemprego não é possível medir se a reforma foi bem-sucedida. “Quando a gente olha o alto desemprego e diz que é uma prova de que não deu certo, isso é uma falácia, a única forma de saber é comparar com lugares onde não aconteceu reforma nenhuma.”

Nakabashi também afirma que uma simples reforma trabalhista não acabará com os problemas de emprego. “O único modo de resolver é o desenvolvimento econômico, porém, as mudanças da reforma oferecem a flexibilização, dando menos incertezas ao empregador.” 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.