Quem escreveu este texto: eu ou a máquina?

A tecnologia chatbot, que usa a máquina para interpretar textos, é um recurso que amplia a relação do homem com a máquina

 07/04/2017 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 10/04/2017 às 9:02

Logo da Rádio USP

Está ficando cada vez mais difícil separar o homem da máquina. A ferramenta tecnológica chatbot é um robô de texto, ou melhor, um texto interpretado por uma máquina simulando um ser humano na conversação.

O professor Luli Radfahrer  explica que, nos dias de hoje, quando conversamos pelo whatsapp com uma marca, estamos conversando com uma máquina e nem nos damos conta. Nessa época de comandos de voz e vídeo, o texto vai continuar por muito tempo sendo relevante, pois a novíssima geração tecla muito, já que é direto, discreto, sigiloso e pode ser muito adequado e conveniente, conforme a ocasião.

Portanto, a grande vantagem de usar chatbot na empresa é que ela pode coletar dados e pode melhorar muito rapidamente seu serviço.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.