Projeto multidisciplinar colocará a USP no metaverso

Marcos Simplício explica esse projeto, fruto de parceria entre a Universidade e a Radio Caca, que possibilitará que a USP seja a primeira universidade latino-americana no metaverso

 31/05/2022 - Publicado há 2 anos
Arte sobre imagem da Praça do Relógio vista da Reitoria – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Logo da Rádio USP

Um projeto multidisciplinar da USP, em parceria com a Radio Caca, possibilitará que pesquisadores estudem aplicações educacionais do metaverso, um ecossistema on-line e 3D que combina diversos ambientes virtuais. A Escola Politécnica está coordenando esse projeto.

Marcos Simplício, professor do Departamento de Engenharia da Computação da Poli e pesquisador do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc), explicou ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição que o que está em processo de aquisição são regiões de terra virtual, onde se pode construir qualquer coisa. “O que a gente vai tentar construir é essencialmente uma réplica da USP, um ambiente para poder ver o que acontece [aqui] em termos de pesquisa.” Além de ter acesso à produção científica da Universidade, os usuários poderão interagir diretamente com as pesquisas. Qualquer pessoa poderá entrar no ambiente.

Possibilidades

Marcos Simplício – Foto: Poli/USP

Para o ensino, uma das opções a se testar é a aula no metaverso, em vez de uma videoconferência, como muito foi feito durante a pandemia, dentre outros objetos educacionais. 

O lado técnico, como a modelagem 3D, e o lado psicológico das interações entre as pessoas também serão trabalhados. Uma iniciativa acompanhada pelo grupo do professor é o projeto Transcender, do professor Almir Almas da Escola de Comunicações e Artes (ECA), que propõe construir um memorial para lidar com o luto. “Será que daria para ajudar [no metaverso] com o luto das pessoas que perderam um ente querido e não puderam fazer um memorial devido às restrições da pandemia?”

Quanto às regras de convivência no metaverso, para impedir ataques verbais e outras violências comuns no mundo virtual, o professor disse que essa é uma questão em discussão. “Dá para impor limites que façam sentido nesse ambiente? Vamos descobrir juntos.” No momento, o grupo está buscando pesquisadores interessados em algum tema dentro do metaverso para definir projetos piloto.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.