João Rock abre portas para pequenos empreendedores e fomenta inovações tecnológicas

Através de parceria com o Dabi Business Park, evento musical impulsiona o desenvolvimento de startups e agrega valor ao mercado de inovações

 02/06/2022 - Publicado há 2 anos
Ilustração: Divulgação/LinkedIn Corporation

 

Logo da Rádio USP

Maior evento de rock nacional, o João Rock retorna à cena ribeirão-pretana após dois anos parados por conta da pandemia com atrativos voltados à inovação tecnológica. O festival, que acontece no próximo dia 11 de junho, em Ribeirão Preto, é uma das nove empresas madrinhas do projeto Dabi Start Me Up, um programa de inovação aberto para empresas e startups organizado pelo hub de inovação Dabi Business Park. O festival João Rock será uma das plataformas de lançamento do evento de inovação. 

As inscrições para o programa estão abertas até o dia 19 de junho, e podem ser realizadas no site do Dabi Business Park. Em formato híbrido, com interações on-line nas etapas de avaliação e entrevistas e encontros presenciais em Ribeirão Preto, o programa tem o objetivo de capacitar e estreitar laços entre as startups selecionadas e as empresas madrinhas.

Diante da pandemia, o gerente de planejamento do festival musical, Leonardo Reis, explica que o João Rock buscou soluções através da inovação. Com isso, foram lançados três desafios neste retorno, “de criar experiências juntando físico e o virtual, iniciativas que conectem quem produz conteúdo com quem consome e conectar empresas startups que estejam trabalhando e estudando NFTs, uma nova dinâmica de direitos autorais”.

Reis conta que o João Rock, além de estar à frente do pilar de música e entretenimento, também é uma plataforma de comunicação. Através desse trabalho, o evento busca atrair mais inscrições e dar visibilidade ao projeto Dabi Business Park. “Essa junção favorece o contato do público com a tecnologia, que muitas vezes não é percebido diretamente na experiência, mas afeta o João Rock através de inovações nos bastidores.”

Empresas madrinhas como pilar para pequenos empreendedores

De acordo com Eduardo Brondi, gerente do Dabi Business Park e formado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, a união do projeto com o João Rock é natural, já que cerca de 80% do público do evento está na faixa etária entre 19 e 29 anos, a mesma que traz inovações para o mercado. “Por isso, o Dabi Business Park busca conectar esse público com o segmento de startups, fomentando novas ideias e empreendimentos inovadores”, ressalta. 

Uma das missões do projeto, segundo Brondi, “é a busca por soluções em áreas que estão diretamente relacionadas às empresas madrinhas”. Esse processo de cooperação, de acordo com o gerente, fortalece os objetivos de cada empresa, independentemente do segmento de atuação, e faz com que pequenos empreendedores sejam a ponte para novas demandas e soluções das empresas, abrindo espaço para novas ações futuras e construção de relações empresariais.

São nove as empresas madrinhas do Dabi Start Me Up: Grupo Santa Emília, Sicoob SP, InovaUL – Usina Lins, Pedra Agroindustrial, T4 Agro, Startse, BPOne, Treesales e João Rock. As startups selecionadas participam de um bootcamp, ou seja, um treinamento intensivo que inclui palestras, atividades e mentorias de entidades convidadas, como o Supera Parque de Inovação Tecnológica de Ribeirão Preto, que funciona no campus da USP. No final do evento, as soluções desenvolvidas serão apresentadas para as empresas madrinhas. O bootcamp é nos dias 7, 8 e 9 de julho, em Ribeirão Preto. 

Por: Ferraz Junior e Vinícius Botelho


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.