Para enófilo o aroma do vinho pode reviver lembranças passadas

Segundo Mauro Marcelo Alves, os vinhos sempre sugerem algo ao olfato e ao paladar, e esse algo sempre pode nos remeter a lembranças de outrora

 31/08/2016 - Publicado há 8 anos
Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Visualhunt
O aroma ou o sabor de um vinho pode nos remeter a lembranças da infância / Foto: Visualhunt

O aroma ou o sabor de um vinho pode nos remeter a lembranças da infância, num processo sinestésico que só essa bebida tem o poder de evocar. Nenhuma outra bebida pode tocar nosso inconsciente da forma que o vinho o faz, já que uma mesma marca pode apresentar variações, de acordo com os caprichos daquela determinada safra.

O enófilo Mauro Marcelo Alves cita o exemplo da uva merlot, cujo odor é semelhante ao do pimentão verde. Segundo ele, quem passou a infância no interior é capaz de fazer essas ligações inconscientes entre o cheiro ou o sabor do vinho e os aromas e paladares da natureza com muito  mais consistência do que quem vive enclausurado num apartamento.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.