
Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Roberto Leal Lobo Filho, que foi docente do Instituto de Física e Química de São Carlos da USP, comenta o livro Engenheiros para Quê?, finalista do Prêmio Jabuti na categoria de ciências. Formado em Engenharia, Leal Lobo oferece uma visão panorâmica sobre a profissão e discute também sua reorganização no contexto atual.
O professor José Roberto Cardoso, do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas (PEA) da Poli, colaborou para a publicação da obra, além de Renata Perrenoud, ex-professora do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP) e da professora Maria Beatriz Lobo. O livro destaca a importância da engenharia, profissão que combina a arte e a técnica, para o desenvolvimento da sociedade: “A ciência descobre o que já existe, e a engenharia cria o que não existe”, diz Leal Lobo.
Leal Lobo também reforça a necessidade da graduação acompanhar as modernizações da engenharia para oferecer aos alunos uma formação completa. “Hoje, os alunos querem ter contato com a profissão mais cedo. As universidades, então, precisam proporcionar experiências práticas e não apenas ensinar o teórico, a base. É importante trazer projetos desde o primeiro ano, senão o aluno se desmotiva e, muitas vezes, tranca o curso porque não vê nele aquilo que esperava da engenharia”, conclui o professor.

Por fim, Leal Lobo indica o livro a todos os interessados no tema, em especial para docentes e responsáveis por mudanças institucionais. A entrega do Prêmio Jabuti acontece nesta quinta-feira, dia 25 de novembro.
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.