Olhos irritados e doloridos, sensibilidade à luz, embaçamento visual podem lembrar a conjuntivite; no entanto, esses sintomas podem ser sinais de uma doença bem mais séria, conhecida como uveíte, que é uma inflamação da úvea, parte de dentro do olho que sofre uma agressão em seu tecido.
O médico Carlos Eduardo Hirata, supervisor do Serviço de Uveíte do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, explica que, como toda inflamação, a uveíte é causada por uma agressão ao tecido, que pode ser por trauma mecânico (causado por ferimento contuso), ou por traumas não mecânicos, como as doenças infecciosas e doenças autoimunes.
Para o diagnóstico diferencial entre a uveíte e a conjuntivite, é necessário que os exames sejam feitos pelo médico oftalmologista, que usará aparelhos específicos capazes de mostrar as diferenças entre as duas doenças dos olhos. Uma das causas importantes dessa doença é a sífilis, que, se tratada corretamente, pode ser curada. A toxoplasmose também pode ser responsável pelo surgimento da uveíte.
Ouça a íntegra da entrevista no link acima.