Lançado recentemente, o livro Escolas de governo: formação e capacitação de agentes públicos, resultado de uma parceria entre a Oficina Municipal, a Fundação Konrad Adenauer e o Laboratório de Gestão Governamental (Lab.Gov) da EACH-USP, reúne pesquisadores para tratar da formação de gestores públicos e o impacto da capacitação desses gestores para o planejamento de governo.
Ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Fernando Coelho, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas, coordenador do Laboratório de Gestão Governamental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e organizador da obra, comenta que as escolas de governo são espaços cujo objetivo é treinar, capacitar e formar gestores públicos, como políticos e assistentes sociais. Há também a capacitação de curto prazo, como o treinamento voltado para professores no ensino remoto.
Uma das seções do livro trata da educação em nível municipal. Esses políticos tiveram que lidar com as urgências da pandemia, por isso a importância do preparo técnico. “As eleições municipais no ano passado foram bastante atípicas no contexto da pandemia”, afirma Coelho. “Durante as eleições, nós percebemos que planos de governo não foram devidamente detalhados diante da urgência e emergência de um menor tempo eleitoral”, completa. A transição entre os mandatos também foi acelerada e os candidatos eleitos assumiram seus cargos em um contexto de recrudescimento da crise sanitária.
De acordo com o professor, é importante adotar um bom planejamento e não se limitar ao imediatismo. “Para além dessa tônica das ações urgentes, nós temos que pensar no médio prazo”, comenta. Por isso a importância do Plano Plurianual, que será feito pelos municípios para planejar o próximo mandato, e o Plano de Metas, em que a Prefeitura de São Paulo transforma as promessas de campanha em um documento acessível que permita o controle social.
“Nós não podemos repetir a improvisação do ano passado”, afirma Coelho, ao comentar que as escolas de governo podem ajudar no planejamento da gestão pública. “A obra traz experiências exitosas que estão sendo adotadas em diversos municípios brasileiros e que às vezes ficam distantes do radar político e dos holofotes midiáticos”, completa.
O livro é aberto ao público e pode ser acessado aqui ou no site www.each.usp.br
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