Estrelas de nêutrons: 3 bilhões de toneladas numa caixa de fósforo

Estrelas de nêutrons são as menores e mais densas conhecidas, extremamente quentes e com um campo magnético muito forte

 06/07/2018 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 08/12/2018 às 21:41

Logo da Rádio USP
A radiação do pulsar PSR B1509-58. Pulsares são estrelas de nêutrons muito pequenas e muito densas – Imagem: Nasa/CXC/SAO; Nasa/JPL-Caltech

Nesta edição de sua coluna para a Rádio USP, João Steiner fala das estrelas de nêutrons. Trata-se das menores e mais densas estrelas conhecidas, em geral com um raio na ordem de dez quilômetros, mas com massas que podem chegar a cerca de duas vezes a do Sol. Para entender o quanto isso é denso, imagine que uma parte desta estrela do tamanho de uma caixa de fósforos teria uma massa de 3 bilhões de toneladas.

As estrelas de nêutrons são resultado da explosão de uma estrela de grande massa já na fase de supernova. E são feitas quase que somente de nêutrons, partículas elementares como prótons e elétrons, porém sem carga elétrica. Em Entender Estrelas, o astrofísico da USP nos dá detalhes desses objetos incríveis.

Ouça a coluna na íntegra no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.