O cientista político André Singer comenta pesquisa realizada pelo jornal Folha de S. Paulo, na última segunda-feira (2), que aponta uma piora gradativa no índice de popularidade do atual governo, o que, para ele, não é de surpreender, haja vista a série de problemas e de situações conflitivas que vem criando desde seu início. O índice dos que consideram o governo ruim ou péssimo saltou de 33% para 38%, ao mesmo tempo em que houve queda de 33% para 29% na taxa de aprovação, cabendo aí destacar que o núcleo duro de apoio incondicional a Jair Bolsonaro é de 12%.
Analisando os números, Singer considera que caracterizam um governo “que pode ficar num grau de isolamento mais complicado do que assistimos até aqui”. Para reagir a essa situação, o governo já começa a fazer concessões, principalmente na área econômica, onde reside o principal ponto de insatisfação popular, dada a situação precária em que se encontra a economia do País. Para Singer, no entanto, o fantasma do isolacionismo ronda o governo desde seu início – a diferença é que ele está se tornando cada vez mais assustador.
Acompanhe, pelo link acima, a integra da coluna Poder e Contrapoder, na qual Gustavo Xavier conversa com o professor e cientista político André Singer.
Poder e Contrapoder
A coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.