Apoio ao presidente depende da continuidade ou não do auxílio emergencial

Pesquisa XP/Ipesp aponta tendência de queda na base de apoio do presidente Jair Bolsonaro

Nos últimos dias a XP/Ipesp apresentou uma pesquisa que aponta uma tendência de queda na aprovação do governo Bolsonaro, chegando a apenas 25% de apoio, diferente da pesquisa Datafolha que, no final de abril, apresentou taxa de 33% de apoio ao governo. O professor André Singer alerta para a comparação desses tipos de pesquisas, que usam metodologias diferentes.

Para ele, há uma eventual queda no apoio ao governo devido à situação da pandemia no País. Outro fato que pode diminuir esse apoio é o auxílio emergencial, que terá o pagamento da sua última parcela em julho e, a partir daí, o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que, se continuar, será um auxílio de R$ 200, o que Singer crê ser um impacto bastante negativo de apoio ao presidente. “É perigoso fazermos previsões, sobretudo no que diz respeito à opinião pública.” O professor faz um apelo: “Vamos aguardar o que vai acontecer”.

Ouça a integra da coluna Poder e Contrapoder no player acima.


Poder e Contrapoder
AA coluna Poder e Contrapoder, com o professor André Singer, vai ao ar toda quinta-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.