Colunista comenta ação de jovem sueca que impediu decolagem de avião

Marília Fiorillo diz que, com as eleições de setembro na Suécia, grupos de extrema direita e anti-imigração avançam

 27/07/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na edição de hoje Marília Fiorillo comenta sobre a jovem sueca que impediu decolagem de avião para salvar um refugiado afegão da deportação.

De acordo com a professora, com as eleições de setembro na Suécia, os autointitulados “democratas suecos”, grupos de extrema direita e anti-imigração, avançam e há chance de acontecer o endurecimento da imigração.

Para Marília, o gesto da sueca exibe um novo ethos, “diferente dos discursos pomposos e geralmente hipócritas e inócuos sobre a chamada ética. Um ethos minimalista cujo efeito propaganda pode sim ter consequências bem mais efetivas do que os protestos de praxe dos políticos de plantão”, analisa.

Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Conflito e Diálogo.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.