Antidepressivos regulam o apetite ou podem promover ganho de peso

 As principais reações adversas apresentadas nessa classe de medicamentos antidepressivos atípicos são náusea, ansiedade, disfunção sexual e ganho de peso

 22/07/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 26/07/2019 as 13:48
Por
Logo da Rádio USP

O primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana, explica o que são os antidepressivos atípicos, quais são suas funções e também  quais são os seus efeitos colaterais.

Os medicamentos antidepressivos atípicos são aqueles que não se encaixam em nenhuma das classes mais comuns, que são os antidepressivos tricíclicos, inibidores da monoaminoxidase e  também os inibidores seletivos da recaptação de serotonina.

Nesta classe estão os antidepressivos inibidores da recaptação de noradrenalina, mais conhecidos pela sigla ISRN. Esses medicamentos atuam sobre a noradrenalina, aumentando a disponibilidade deste neurotransmissor no cérebro, regulando funções como o aprendizado, memória e humor.

Outro tipo de antidepressivo atípico  que pode ser citado é o inibidor seletivo de recaptação da serotonina e da noradrenalina, conhecidos pela sigla ISRSN, que age tanto sobre a noradrenalina quanto sobre a serotonina, aumentando a disponibilidade de ambos os neurotransmissores no cérebro, promovendo assim, o controle do sono,  apetite e de energia. As principais reações adversas apresentadas nessa classe de medicamentos antidepressivos atípicos são náusea, ansiedade, disfunção sexual e ganho de peso.

O boletim Pílula Farmacêutica é apresentado pelos alunos de graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da

USP, com supervisão da professora Regina Célia Garcia de Andrade. Trabalhos técnicos de Luiz Antonio Fontana.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.