Na segunda edição do Anatomia Responde desta semana, o professor Luis Fernando Tirapelli fala sobre o esôfago, órgão tubular e longo, com aproximadamente 25 centímetros, que se inicia abaixo da faringe e termina na cavidade abdominal, se abrindo através de uma válvula cárdica. Portanto, é dividido em região cervical, torácica e abdominal.
Tirapelli explica que a porção torácica é a maior, passando pelo mediastino superior e posterior, terminando ao atravessar o hiato esofágico do músculo diafragma. No seu trajeto, o esôfago possui alguns locais de estreitamento, pela relação que apresenta com estruturas vizinhas e adjacentes, como o arco aórtico e o brônquio principal esquerdo. As contrações da musculatura esofágica são repetidas em ondas que deslocam o alimento até o estômago. “Apenas a partir do terço médio, sua musculatura passa a ser movimentada pelo sistema nervoso autônomo parassimpático, ou seja, de forma involuntária, que são os movimentos peristálticos.”
O boletim Anatomia Responde é produzido pelo professor Luis Fernando Tirapelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, e pode ser conferido na íntegra no áudio acima.
Por: Maju Petroni