Ribeirão Preto recebe simpósio sobre zoofilia e maus tratos contra os animais

Evento promovido pela Associação Brasileira Contra Zoofilia e Maus Tratos (ABC Zoofilia), de Ribeirão Preto, acontece no dia 26 de novembro, às 9 horas

 Publicado: 23/11/2021
Por

No dia 26 de novembro, às 9 horas, acontece o primeiro Simpósio nacional sobre zoofilia, maus tratos e crueldade contra os animais “amar é cuidar, defender e conscientizar”, no anfiteatro do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O evento é promovido pela Associação Brasileira Contra Zoofilia e Maus Tratos (ABC Zoofilia), de Ribeirão Preto, e conta com mesa-redonda sobre o tema.

O simpósio, sem fins lucrativos, deseja conscientizar a população sobre a zoofilia, maus tratos e crueldade contra os animais e, dessa forma, garantir e preservar os direitos dos animais, especificamente, de Ribeirão Preto e de Organizações Não Governamentais (ONGs) do município.

Assim, a partir das 9 horas, quando tem início a abertura do simpósio, até 11h10, serão apresentadas as seguintes palestras: Cirurgia reconstrutiva – desafios oncológicos, Medicina veterinária forense em casos de maus tratos e zoofilia, maus tratos em animais: uma visão de saúde mental.

Com pausa para o coffe break às 12 horas, as palestras retornam às 12h40 com os temas Castração, controle populacional e novidades, Projeto de Lei 68/2021 fiscalização e proteção dos animais, Perícia de maus tratos em animais silvestres vítimas de tráfico e Métodos legais de enfrentamento aos maus tratos animais.

Já das 16 horas às 18h30, haverá mesa-redonda para o debate de políticas públicas, direitos e deveres a respeito do tema, para contribuir com o trabalho desenvolvido por defensores da causa animal, ambientalistas, organizações e associações, instituições públicas e privadas.

Realizado presencialmente no anfiteatro do Departamento de Patologia e Medicina Legal da FMRP, neste endereço, o evento deve seguir as medidas sanitárias e de biossegurança, necessárias durante a pandemia da covid-19, como distanciamento social e uso obrigatório de máscaras para proteção. O encontro também será transmitido on-line; o link para acesso será disponibilizado nas redes sociais Facebook e Instagram da ABC Zoofilia, no dia do evento. 

Associação Brasileira Contra Zoofilia e Maus Tratos

A ABC Zoofilia é uma iniciativa de caráter filantrópico, mantida sem fins lucrativos, atuante na defesa, preservação e conservação do meio ambiente, além de atuar nas denúncias, acompanhamento e combate de crimes de zoofilia, maus tratos, crueldade animal e negligência.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.