Na edição de hoje o professor Rubens Barbosa analisa o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia. Segundo Barbosa esse acordo se insere dentro de uma proposta mais ampla de associação política, econômica e comercial de cooperação.
O professor explica que até o momento o que foi aprovado são linhas gerais , o que não permite ainda uma análise mais específica sobre os produtos, os prazos da redução das tarifas e das regras. Esse acordo é muito importante porque põe fim ao isolamento do Mercosul. “É um acordo que força o governo brasileiro e o setor privado a buscar maneiras políticas de aumentar a competitividade”, ressalta.
Tanto o acordo do Mercosul com a União Europeia como também o da OCDE ajudará o Brasil a crescer, reduzir o desemprego e modernizar o País. É preciso haver um trabalho conjunto entre governo e setor privado para propiciar a volta do crescimento, a redução do desemprego e a modernização do país”, observa Rubens Barbosa.
Ouça no player acima a íntegra da coluna Diplomacia e Interesse Nacional.
Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.