O jornalismo impresso, em sua maioria, vem buscando soluções que ajudem a resolver os seus problemas de negócios, diversificando o tipo de plataforma que veicula seus conteúdos. É o caso do grande êxito do podcast The Daily , do jornal The New York Times (NYT), e do novo programa de televisão The Weekly, transmitido pelo canal FX e pela plataforma de streaming Hulu. O professor Carlos Eduardo Lins da Silva faz uma análise dessas novas formas de veicular conteúdos na edição desta coluna.
Lins da Silva afirma que o NYT tem nos últimos anos obtido sucesso na tentativa de recuperar suas margens de lucros e, consequentemente, suas finanças. “Seu sucesso é o aumento do número de assinantes, cobrança com conteúdos específicos, como, por exemplo culinária, palavras cruzadas e outros conteúdos que as pessoas se dispõem a pagar, além da assinatura do jornal.”
Para o professor, a questão da transparência é fundamental para o jornalismo recuperar sua credibilidade e seus problemas atuais. “O NYT faz um making of das suas reportagens e o público recebe isso com muita simpatia.”
Ouça no player acima a íntegra da coluna Horizontes do Jornalismo.
Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.