Nova lei de falência pode contribuir para novos investimentos

Legislação atual dificulta participação de credores em processos de recuperação judicial e prejudica empresas

 17/05/2017 - Publicado há 7 anos

Logo da Rádio USP

Segundo o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP Rafael Ferreira, uma reforma na Lei de Recuperação Judicial e Falência é importante tanto para empresas em dificuldades financeiras quanto para aquelas em boas condições. Ele explica que quanto mais fácil é para os credores recuperarem seus investimentos em empresas em dificuldades, mais rapidamente as empresas saudáveis poderão receber crédito.

O professor conta que a falência acontece quando um plano de recuperação judicial não é aprovado pelos credores. No entanto, a legislação atual tira a eficiência da falência de micros e pequenas empresas, diminuindo o incentivo da participação dos credores do processo de decisão. Outro ponto que ele levanta é a diminuição do papel do governo em benefício dos credores nas falências. Além disso, ele considera que a reforma deve incluir prioridade de pagamento aos credores em detrimento dos pagamentos ao governo.

Legislação atual tira a eficiência da falência de micros e pequenas empresas – Foto: Endeavor Brasil

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.