Novo aplicativo da USP disponibiliza acesso ao sistema de bibliotecas

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) disponibilizou o aplicativo “Bibliotecas USP”, para plataformas IOS e Android.

16/03/2015 - Publicado há 9 anos

O novo aplicativo permite ao usuário consultar os acervos de todas as Bibliotecas do SIBi, diretamente pelo celular. Agora, é possível fazer uma busca pelo ISBN utilizando a câmera do celular para ler o código de barras, obter a localização de uma publicação, criar listas de referências ou desejos, localizar as bibliotecas da USP e verificar seu horário de funcionamento, telefones e e-mails para contato. Outras funcionalidades como a de fazer reservas e consultas de empréstimos estão sendo desenvolvidas.

A versão para o sistema operacional IOS foi apresentada no final do ano passado e, em fevereiro, a equipe lançou a versão para Android.

A iniciativa faz parte do projeto “Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis para a USP”, coordenado pelo professor da Escola Politécnica, Jun Okamoto Jr. A equipe já desenvolveu os aplicativos “Eventos USP”, “Telefones USP” e “Notícias USP”, todos disponíveis na página de aplicativos da Universidade. Atualmente, a equipe trabalha no desenvolvimento de uma nova versão para o aplicativo “Cardápio USP”, que permitirá acessar o cardápio dos restaurantes de todos os campi da Universidade.

50 mil teses e dissertações

No começo do ano, o SIBi também comemorou a marca de 50 mil títulos atingida pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Criada em 2001, com o objetivo de disponibilizar na internet o conhecimento produzido e acumulado na USP, a BDTD é a maior biblioteca digital de teses e dissertações da América Latina e está entre as maiores do mundo. Hoje, conta com 30.815 dissertações de mestrado, 20.742 teses de doutorado e 369 teses de livre-docência. O catálogo completo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações também pode ser consultado pelo aplicativo “Bibliotecas USP”.

Com metodologia adotada por instituições como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Virginia Polytechnic Institute and State University (Virginia Tech) e o California Institute of Technology (Caltech), a BDTD integra o catálogo mundial que reúne, aproximadamente, 4 milhões de títulos no mundo todo, além de ter papel relevante para que a USP seja bem classificada nos diversos rankings mundiais.

A Biblioteca Digital da USP está associada à Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD) e ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações.