Portal de Revistas da USP está entre os melhores do mundo, segundo ranking

Mantido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), Portal de Revistas da USP está entre os maiores portais de publicações científicas do mundo, segundo o ranking Webometrics.

12/08/2015 - Publicado há 9 anos

Mantido pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), o Portal de Revistas da USP está entre os maiores portais de publicações científicas do mundo, segundo o ranking Webometrics

O Portal de Revistas da USP acaba de ser nomeado o 34º maior portal de revistas científicas do mundo, pela edição de julho do ranking Webometrics. A lista é compilada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), grupo localizado na Espanha. O ranking analisa a presença de universidades do mundo inteiro na internet, mostrando o comprometimento das instituições com as publicações on-line. O Portal de Revistas concorreu na categoria Top Portals, que analisa os portais de divulgação científica. Dentre as 300 páginas citadas, figura na liderança o portal do Research Gate, da Alemanha, tendo ainda o brasileiro Scielo (Scientific Electronic Library On-line) como segundo colocado. Além do Portal de Revistas da USP, o Banco de Teses da Universidade também entrou no ranking, pela categoria de Repositórios Institucionais.

A página do Portal de Revistas foi criada em 2008, visando a aumentar a visibilidade dos periódicos publicados na USP por meio de sua publicação na internet. Hoje, a página é gerenciada por uma comissão da qual fazem parte professores e bibliotecários. Para André Serradas, bibliotecário do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, a presença do portal no ranking é relevante por aumentar a visibilidade das publicações e situar sua dimensão em relação a outras páginas similares. “Estar nessa lista significa que você foi avaliado em vários quesitos por parte dos coordenadores do Webometrics, e a presença no ranking nos dá essa dimensão de como estamos em relação a esses fatores”, aponta. Na categoria Top Portals, o Webometrics avalia aspectos como número de artigos, tamanho do portal e número de links externos.

Downloads – Atualmente, o Portal de Revistas da USP conta com 137 revistas, 4.475 fascículos e 66.264 artigos publicados em acesso aberto. Só nos primeiros sete meses de 2015, o site já obteve mais de 10 milhões de visitas e quase 6 milhões de downloads. Um dos principais aspectos do portal, além da divulgação científica, é a gratuidade do conteúdo e sua disponibilidade on-line, o que o torna acessível a qualquer pessoa. “Oferecemos conteúdos de forma gratuita e sem qualquer barreira, de modo que qualquer cidadão do Brasil e do mundo, conectado a um computador e à internet, pode baixar um artigo do portal, imprimir e compartilhar”, comenta Serradas. “É um retorno importante que a sociedade recebe de parte dos investimentos que são feitos na USP.”

A atual plataforma do Portal de Revistas é um sistema de código de fonte aberta, desenvolvido por algumas universidades canadenses e pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, como parte do chamado Public Knowledge Project. A gestão do sistema é feita na área de informática do Sibi, e uma parceria com o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP está em andamento.

Outra parceria importante é com a área de comunicação da Universidade, com notícias sobre artigos acadêmicos sendo publicadas em veículos jornalísticos, incluindo aqueles produzidos pela própria Universidade, como a Agência USP de Notícias e a Agência Universitária de Notícias (AUN) – essa última, uma iniciativa do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA). “Há não muito tempo, nas mídias da Universidade, quase não havia notícias sobre as revistas que a USP publica. Hoje já avançamos muito”, afirma Serradas. “Graças ao portal e à somatória de esforços com a área de comunicação, nossas revistas já são mais conhecidas e isso é um ganho para todos nós: para a Universidade e para a sociedade em geral.”

Serradas também reitera a importância do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, do qual o Portal de Revistas faz parte. “O que é mais relevante é saber que todo esse esforço e investimento que a Universidade tem feito em suas publicações vêm tendo alcance, sendo oferecidas à sociedade de forma gratuita e com acesso aberto”, diz.
O Portal de Revistas da USP pode ser acessado no endereço eletrônico www.revistas.usp.br

(Jornal da USP)