USP e Sorbonne assinam convênio para instalação de escritórios acadêmicos

O convênio prevê o estabelecimento de escritório acadêmico de representação da USP dentro do campus da Université Paris Diderot e um escritório de representação do Consórcio Sorbonne Paris Cité no campus da USP.

08/04/2014 - Publicado há 10 anos
A comitiva francesa foi recebida pelos dirigentes da USP no Salão de Atos, local onde foi assinado o convênio

A USP e a Université Sorbonne Paris Cité assinaram, no dia 7 de abril, um convênio para o estabelecimento de um escritório acadêmico de representação da USP dentro do campus da Université Paris Diderot, uma das oito universidades que compõem o Consórcio Sorbonne Paris Cité, e um escritório de representação do Consórcio no campus da USP.

A universidade anfitriã oferecerá à instituição hóspede uma área de trabalho, infraestrutura e pessoal para a instalação de uma representação acadêmica. Os representantes das Universidades, conforme estabelecido no convênio, serão membros do corpo docente – professores associados e titulares – de diferentes áreas do conhecimento, reconhecidos por sua contribuição para o ensino, a pesquisa, a inovação ou as artes, que receberão bolsas de professor visitante durante sua permanência como coordenador do escritório.

Caberá ao representante apresentar um plano do trabalho acadêmico que será desenvolvido de forma a reforçar o relacionamento entre as duas instituições, facilitar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores, o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos e a organização de eventos e workshops. O convênio tem a duração de cinco anos.

(Da esq.p/dir.) O embaixador Raffaele Trombetta, o reitor Marco Antonio Zago e o cônsul-geral da Itália, Mauro Marsili

Embaixador italiano

Também no dia 7 de abril, o reitor Marco Antonio Zago recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, e do cônsul-geral da Itália, Mauro Marsili.

As autoridades italianas foram recepcionadas pelo reitor da USP no prédio da Reitoria.

(Fotos: Ernani Coimbra)