Agência USP de Cooperação quer ampliar o intercâmbio com universidades

Leia entrevista com o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto, publicada no Jornal da USP, edição nº 1027, de 31 de março a 6 de abril de 2014.

01/04/2014 - Publicado há 10 anos

Com a máxima “parceiros dos parceiros”, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) pretende ampliar as parcerias estratégicas e as ações internacionais da Universidade.

Já em franca atividade, a agência foi criada com o objetivo de dar continuidade às iniciativas em andamento da extinta Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri). O presidente da Aucani, Raul Machado, já se reuniu com os presidentes dos escritórios internacionais das unidades dos campi de Bauru e São Carlos, tendo programado, no decorrer deste ano, encontros com representantes das demais unidades.

De acordo com Machado, o trabalho da agência se realizará em duas frentes: avalizar a participação de parceiros em redes com as quais a Universidade tem cooperação e, ao mesmo tempo, receber endosso para atuar em redes e associações estratégicas, por conta das parcerias. Como exemplo, o professor cita o caso da Universidade de Lyon, na França, interessada em iniciar uma cooperação com a Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, que se valeu da parceria estratégica com a USP para iniciar as tratativas de ações trilaterais.

Outro ponto a ser evidenciado é a relação estreita que a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional possui com as Pró-Reitorias da Universidade. Machado conta que a ação conjunta com a Pró-Reitoria de Pesquisa, por exemplo, resultou na negociação de acordos com as universidades de Princeton, de Toronto, no Canadá, e Salamanca, na Espanha, com o intuito de apoiar grupos de pesquisa da USP com as respectivas instituições.

Já com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação foi criada uma comissão – constituída por integrantes da Aucani e da própria Pró-Reitoria – para tratar das atividades internacionais nesse âmbito, buscando aproximar procedimentos e tornar mais dinâmicas as ações internacionais. “Além da criação de jurisprudência para situações que ganham espaço na pós-graduação, foi possível ainda a elaboração de modelos de referência para o estabelecimento de minutas de dupla titulação com instituições estrangeiras”, explica Machado.

Em conjunto com a Pró-Reitoria de Graduação, a agência enfatizará a criação de duplos diplomas com as universidades brasileiras. “A negociação tem o intuito de chegar ao reconhecimento bilateral de disciplinas”, ressalta o presidente. Também atuará nas ações internacionais que envolvam instituições brasileiras, como o Programa de Cátedras Lévi-Strauss – acordo feito entre a Embaixada da França no Brasil e as universidades paulistas, USP, Unicamp e Unesp.

Por outro lado, com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, serão mantidas as iniciativas já existentes com a World Class Universities for World Cities (WC2) – rede de universidades criada em 2010 com o objetivo de discutir questões que afetam as metrópoles –, da qual a USP faz parte, na área da indústria cultural nas grandes cidades.

Ensino de línguas – Machado cita ainda as atividades de cooperação nacional, que, além de incentivar a mobilidade de alunos de graduação entre as instituições brasileiras, buscarão maior aproximação com a Agência USP de Inovação, voltada para promover a utilização do conhecimento científico, tecnológico e cultural produzido na USP em prol do desenvolvimento socioeconômico do Estado de São Paulo e do País.  O destaque são as ações que englobam o setor não acadêmico, tendo como meta o desenvolvimento de capacitação de recursos humanos.

A oferta do ensino de línguas estrangeiras será ampliada para que mais alunos, principalmente de graduação, possam se capacitar e chegar ao mercado de trabalho mais bem preparados.

Com o intuito de aperfeiçoar a ferramenta virtual para o trabalho de gerenciamento das atividades internacionais, o sistema corporativo Mundus (https://uspdigital.usp.br/mundus/) também será objeto de aperfeiçoamento, a fim de atender às demandas da Aucani e das unidades de ensino e pesquisa da Universidade.

Mais informações sobre a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) podem ser obtidas na página da Agência.

(Matéria publicada no Jornal da USP, edição nº 1027, de 31 de março a 6 de abril de 2014 / Foto: Cecília Bastos)