Pesquisadora da FFLCH lança livro sobre futebol de várzea

Obra tem como enfoque a Associação Atlética Anhanguera, clube ítalo-brasileiro fundado no bairro do Bom Retiro

 03/05/2017 - Publicado há 7 anos
Associação Atlética Anhanguera – Fotos: Reprodução

.
O trabalho de mestrado da pesquisadora Diana Mendes Machado da Silva, realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, acaba de ser transformado em livro. Intitulada Futebol de várzea em São Paulo – A Associação Atlética Anhanguera (1928-1940), a obra  analisa uma série de documentos da entidade, fundada por brasileiros e imigrantes italianos, e localizada no bairro do Bom Retiro. Em seu trabalho, a pesquisadora mostra que os clubes da várzea da cidade de São Paulo surgiram a partir de organizações “associativas”, com base em relações familiares e dinâmicas comunitárias.

Publicado pela Alameda Casa Editorial, o livro será lançado no dia 12 de maio, na Livraria Martins Fontes, localizada na Avenida Paulista, 509, São Paulo, em evento aberto das 18h30 às 21h30.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.