Nascer nos primeiros meses pode ajudar jogadores de futebol

Estudo comprova que idade relativa dá vantagem a jogadores. Diferença de meses ajuda no sucesso

 21/06/2019 - Publicado há 5 anos     Atualizado: 25/06/2019 as 11:30

Logo da Rádio USP

Nesta semana, o professor Paulo Roberto Santiago, na coluna Esporte e Ciência, traz informações sobre a idade relativa e como a diferença de meses, de um atleta para outro, pode influenciar na seleção de jogadores.

Há uma vantagem dos nascidos nos primeiros meses, em relação aos que nascem no final do mesmo ano. Isso se dá por conta da maior maturação e experiência de treino daqueles nascidos quase um ano antes dos mais novos.

Existem muitos exemplos, no esporte, de grandes jogadores nascidos mais próximos do início do ano. Já atletas, segundo o estudo, que fazem aniversário no final do ano, levam desvantagem desde as categorias de base.

O professor Santiago ressalta ainda que os responsáveis por processos de seleção de atletas para o futebol ou pessoas que trabalhem com educação física devem se atentar aos estudos sobre a idade relativa dos jogadores.

Ouça acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.