Livro traz discussões sobre os 200 anos de luta por direitos e liberdade dos trabalhadores brasileiros

O lançamento será no Anfiteatro da FDRP no dia 30/8, a partir das 10h30

 29/08/2023 - Publicado há 10 meses
Por
O livro busca analisar os últimos 200 anos e a luta por direitos do povo brasileiro durante o período – Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 30/8, às 10h30, tem o lançamento do livro Brasil: 200 anos de luta e resistência do povo trabalhador, organizado pelo professor Everaldo de Oliveira Andrade, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

O evento, gratuito e aberto ao público, será em formato híbrido, pelo canal da FDRP no Youtube, e presencialmente, no Anfiteatro da FDRP. No lançamento haverá bate-papo com o organizador e com a professora Cynthia Soares Carneiro, autora de um dos capítulos, com mediação da professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP Vera Lúcia Navarro. 

O livro, com 302 páginas (Hucitec Editora/Fundação Perseu Abramo), aborda a luta por direitos e soberania nacional dos últimos 200 anos, por meio de uma análise histórica e debate sobre os 200 anos de Independência e luta por direitos em si, principalmente os trabalhistas. É resultado das discussões promovidas pela Fundação Perseu Abramo, por meio do Centro Sérgio Buarque de Holanda, durante as festividades do bicentenário da Independência do Brasil em 2022. “A efeméride nos instigou a refletir sobre os projetos de nação em disputa e os percursos de resistência, que seguem até os dias atuais, por um Brasil verdadeiramente livre e justo para todos”, relata Elen Coutinho, na apresentação da obra.

Dividida em 19 capítulos, a obra traz os textos: Entre a pompa e a bomba: do brado heroico à bravata mitomaníaca; A nossa independência do Brasil e a deles: 200 anos de lutas do povo trabalhador; A independência conclusa na revolução tardia – Ronald Rocha; 200 anos de xenofobia: a construção jurídica de um estado de exceção contra imigrantes e refugiados no Brasil; 200 anos de independência: os protestantes evangélicos e a democracia no Brasil; O Brasil nação e as crianças nas celebrações de 1822, 1922, 2022; Identidade e Modernidade. A Semana um século depois; A contribuição de Nelson Werneck Sodré à historiografia nos 200 anos de independência do Brasil; História da ciência, tecnologia e sociedade: panorama brasileiro; 200 anos de Brasil e a Amazônia: para onde vamos?; Educação, ciência e democracia em contextos amazônicos – ou a permanência de projetos colonizadores sob perspectiva histórica; Os Waiwai vão à universidade; Introdução ao debate sobre o Bicentenário da Independência no Brasil e no Maranhão; Autonomia e resistência religiosa; A Independência no Maranhão e Brasil; Povos indígenas e a independência do Brasil; Desenvolvimento do Maranhão e do Brasil; Independência, História e movimentos sociais do Brasil; e A economia maranhense e as cadeias globais de valor: elementos para uma estratégia de desenvolvimento.

Aos interessados, o livro pode ser baixado de forma gratuita no site da Fundação Perseu Abramo.

*Estagiário, sob supervisão de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.