A importância atual dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na opinião de Pedro Dallari, os ODS são mais válidos do que nunca nestes tempos de crise, requerendo o empenho dos governos e das empresas para que seus efeitos sejam alcançados

05/04/2023 - Publicado há 1 ano

Logo da Rádio USP

No atual contexto de crises mundiais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ainda são válidos? Para o professor Pedro Dallari, é necessário verificar se ainda cabe ter expectativa em relação à possibilidade de sucesso desse conjunto de diretrizes em prol da humanidade, estabelecido já há quase dez anos. Isso porque, lembra ele, de 2015 para cá, surgiram, ou se tornaram mais evidentes, crises mundiais de grandes proporções, como a pandemia de covid-19, o aumento do aquecimento global e a guerra decorrente da invasão da Ucrânia por tropas russas.

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em número de 17 e conhecidos pela sigla ODS, foram fixados pela Organização das Nações Unidas, a ONU, a mais importante organização internacional do planeta, que, com 193 países-membros, reúne quase todos os países do mundo. Esses objetivos indicam diretrizes relacionadas a assuntos vitais para a humanidade. Assim, por exemplo, o objetivo número um trata da erradicação da pobreza; o objetivo número dois, do combate à fome; o objetivo número três, da preocupação com a saúde e o bem-estar das pessoas; e assim por diante. Cada um dos 17 objetivos contém metas específicas, isto é, resultados concretos que devem ser alcançados até 2030. No total, são 169 metas, distribuídas pelos 17 objetivos.”

Ainda no que se refere ao objetivo número um, a meta é a eliminação da pobreza extrema para todas as pessoas, em todos os lugares, de modo que, em 2030, ninguém viva com menos de US$ 2 por dia, o que corresponde a aproximadamente R$ 12 por pessoa. “Por incrível que possa parecer, milhões de pessoas ainda vivem nessa condição de pobreza extrema. Como se pode perceber, são objetivos realmente necessários, que foram estabelecidos em um contexto histórico de fortalecimento da cooperação internacional, sendo, portanto, considerados à época de sua adoção, em 2015, plenamente viáveis. Mas o advento das grandes crises do nosso tempo tem gerado dúvida sobre a possibilidade desses objetivos serem efetivamente alcançados”, prossegue Dallari.

Uma verdade se impõe logo de início: não há alternativa aos chamados ODS. “Esses objetivos expressam as medidas indispensáveis para que os mais de oito bilhões de habitantes do nosso planeta possam ter condições adequadas de vida, e mesmo para a sobrevivência da espécie humana. As crises mundiais atuais tornam ainda mais urgente o empenho não só dos governos, mas, também, das empresas, das organizações sociais e, de modo geral, de todas as pessoas, para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sejam alcançados e realizados. Dada essa relevância, no âmbito da Universidade de São Paulo, os ODS têm sido adotados de modo cada vez mais frequente como referência na estruturação de cursos, eventos acadêmicos e atividades de pesquisa”, conclui o colunista.

Fica disponível o link de acesso para a versão em português da página do site da ONU, que explica o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e como sua implementação está se dando no Brasil:  https://brasil.un.org/pt-br/sdgs

Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.