A Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) lamenta o falecimento do professor titular emérito do Instituto de Ciências Biomédicas, Gehard Malnic, ocorrido no último dia 25, e informa que foi decretado luto oficial na Universidade, amanhã, segunda-feira, dia 27 de fevereiro.
Malnic foi pioneiro e um dos principais expoentes na área de fisiologia renal, tema para o qual dedicou grande parte de seus estudos como pesquisador na Universidade e com o qual alcançou reconhecimento nacional e internacional.
Na gestão da USP, teve atuação importante e ocupou cargos de grande relevância. Dentre eles, foi chefe do Departamento de Fisiologia e Biofísica; diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB); diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), além de atuar como vice-presidente da Associação de Docentes da USP (Adusp).
Nascido em 1933, na Itália, naturalizou-se brasileiro em 1956. Era um professor generoso, que não se furtava a compartilhar seu conhecimento com os colegas e com os alunos, que o inspiravam na continuidade de seu trabalho. “Ainda estou aqui na universidade por causa deles. Para mim, sempre foi um atrativo poder falar e discutir com eles, saber o que eles querem fazer, orientá-los na vida, não só na ciência”, disse quando da homenagem que recebeu do ICB, em 2014.
Neste momento de dor e tristeza, a Reitoria se solidariza com as duas filhas e as três netas do professor Malnic, com os amigos e com a comunidade acadêmica do ICB e do IEA.
Por ocasião de sua aposentadoria, em dezembro de 2021, o professor recebeu homenagem dos alunos e docentes do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB em forma de vídeo comemorativo. Assista, a seguir.