Ideias de Maria Montessori são tema de minicurso on-line

Evento promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP será nesta terça-feira, dia 29, às 19 horas

 28/11/2022 - Publicado há 1 ano
A educadora italiana Maria Montessori (1870-1952) – Fotos: Texturelabs e Wikimedia Commons

 

A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai promover nesta terça-feira, dia 29, às 19 horas, o minicurso on-line Maria Montessori, sobre a educadora italiana. Gratuito, com transmissão ao vivo pelo site da cátedra, o minicurso será ministrado pelas professoras Anne Louise Scarinci, do Instituto de Física da USP, e Ariadne Lopes Ecar, do curso de pós-graduação em Educação da Universidade Ibirapuera, em São Paulo.

Nascida na comuna italiana de Chiaravalle em 1870, Maria Montessori se formou em Medicina pela Universidade de Roma, tornando-se uma das primeiras médicas da Itália. Dedicando-se à educação de crianças, desenvolveu um método pedagógico inovador, que valoriza a liberdade e a iniciativa do educando. Entre suas obras estão O Método MontessoriAntropologia Pedagógica, A Autoeducação nas Escolas Elementares e A Formação do Homem, entre outras.

O minicurso Maria Montessori, da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, dia 29, das 19 horas às 21h30, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.