Minicurso on-line gratuito aborda a “construção do conhecimento”

Promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, evento acontece nesta terça-feira, dia 13, às 19 horas

12/09/2022 - Publicado há 2 anos
A forma como o aluno obtém conhecimento é o tema do minicurso que será realizado nesta terça-feira, dia 13 – Foto: Reprodução/Freepik

De que modo o conhecimento é construído? A essa pergunta o professor Nilson Machado, da Faculdade de Educação da USP, dará respostas no minicurso O Conhecimento se Constrói, Mas Como? Significados do Construtivismo, que será realizado nesta terça-feira, dia 13, às 19 horas, no canal da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP na plataforma Youtube

“A ideia de que o conhecimento se constrói tornou-se banal. A questão de fundo é: de que modo ele é construído, na escola e na vida?”, destaca o professor na ementa do curso. “Partindo-se de respostas a três contraposições iniciais (inatismo/construtivismo, abstração/concretude, objetividade/subjetividade), serão examinadas algumas imagens metafóricas do conhecimento, frequentemente presentes na escola (o balde, a cadeia, a rede, o iceberg) e o modo como influenciam as correspondentes ações docentes (a organização do currículo, o planejamento, o uso dos materiais didáticos e, sobretudo, os processos de avaliação).”

O minicurso O Conhecimento se Constrói, Mas Como? Significados do Construtivismo, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, será realizado nesta terça-feira, às 19 horas, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Interessados em receber certificado de participação devem obter informações neste link. Mais informações estão disponíveis no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP.