Monumentos “controversos” são tema de minicurso on-line gratuito

Evento abordará a atuação dos professores diante de símbolos públicos que dão ideia de opressão e exclusão

 16/05/2022 - Publicado há 2 anos
A estátua de Borba Gato, em São Paulo, incendiada em julho de 2021 – Foto: Reprodução/Twitter

Monumentos considerados “controversos” serão tema do minicurso gratuito No Meio do Caminho Tinha um Monumento, que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP promove nesta terça-feira, dia 17, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Ministrado pelas educadoras Ana Paula Magalhães, Cris Carvalho e Helena Riquena, o minicurso trará discussões sobre a atuação dos professores diante de símbolos expostos publicamente que representam as ideias de opressão e exclusão. Exemplo desses símbolos pode ser apontado na estátua de Manuel de Borba Gato (1649-1718), localizada na zona sul de São Paulo, que em julho de 2021 foi incendiada por manifestantes que repudiavam a homenagem ao bandeirante responsável pela escravização de indígenas no interior do Brasil.

“Atualmente existe uma ampla discussão a respeito dos monumentos nas cidades pelo mundo, dando conta de pichações, derrubadas e outras formas de destruição. Muitos monumentos homenageiam ou fazem referência a personagens controversos, para se dizer o mínimo”, destaca a apresentação do minicurso, publicada no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. “Diante disso, o que é preciso fazer? Remover o monumento? Mantê-lo da mesma forma e no mesmo lugar? Recolher em um museu? Erigir um contramonumento? Nenhuma dessas possibilidades está errada, mas dificilmente estará certa caso não perguntemos: afinal, por que o monumento foi construído e colocado ali?”

Ao mesmo tempo – continua o texto -, ocorre um movimento de busca pela recuperação de uma memória perdida, relacionada a pessoas e povos que não puderam registrar sua trajetória. “Monumentos de valorização desse passado ‘apagado’ florescem em cidades do Brasil e do mundo e representam um importante alento para a aprendizagem de patrimônio e história, assim como para a formação crítica e cidadã.”

Encontro aborda relações entre escola e universidade

Além do minicurso sobre monumentos “controversos”, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica promove nesta semana o encontro Gestão de Sistemas de Ensino – Interfaces com a Educação Básica. O evento acontece na sexta-feira, dia 20, das 14 às 18 horas, também com transmissão pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. Os palestrantes serão as professoras Betania Leite Ramalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Carmen Teresa Gabriel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Fabiana Lima, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Elas terão como debatedores os professores Luiz Fernandes Dourado, da Universidade Federal de Goiás (UFG), Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco, e Robert Evan Verhine, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A curadoria é de Daniel Puig e Nadia Hage Fialho.

“Este encontro busca apresentar e refletir sobre experiências de gestão de sistemas de ensino, com foco na interface universidade-educação básica. É tema atual e desafiador, que reacende pautas sobre a gestão dos sistemas públicos de educação e o papel da universidade na sua relação com a escola”, destaca o texto de apresentação do curso. “Se essa temática tem profundas raízes na história da educação brasileira, ela se faz hoje ainda mais presente, diante dos desafios enfrentados por estudantes, professores, técnicos e gestores da educação. Um contexto que expõe as marcas da pandemia: introdução desigual da mediação tecnológica nos ambientes educacionais, vulnerabilidade da educação infantil diante do olhar cego às suas especificidades, desmonte de políticas públicas recém-alcançadas e ainda não consolidadas, retração do financiamento público à educação pública, entre tantas outras.” De acordo com o texto, ouvir especialistas que atuaram ou atuam diretamente nos sistemas de ensino, num ambiente aberto ao debate e ao diálogo, “é uma oportunidade singular para somar perspectivas de enfrentamento à desigualdade social e educacional que marca a vida de tantos brasileiros e brasileiras”.

O minicurso No Meio do Caminho Tinha um Monumento (dia 17, às 19 horas) e o encontro Gestão de Sistemas de Ensino – Interfaces com a Educação Básica (dia 20, às 14 horas), promovidos pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, serão transmitidos ao vivo pelo canal da cátedra no Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. Mais informações estão disponíveis no site da cátedra.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.