O clima e a poluição influenciam no desenvolvimento de doenças oculares

Segundo o professor Eduardo Rocha, o monitoramento de mudanças climáticas pode auxiliar no combate a essas doenças

 20/04/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

Nesta edição do Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha explica a influência que a poluição e o clima exercem na superfície ocular. De acordo com ele, a junção da baixa umidade presente nos meses do meio do ano, com a presença de infecções por fungos, influencia o aparecimento de doenças oculares.

De acordo com estudos, “umidade do ar, oscilações de temperatura e a presença de poluentes, como gases tóxicos concentrados na atmosfera e material particulado”, influenciam no desenvolvimento da mesma forma que as variações na incidência de ultravioleta.

Sendo assim, de acordo com Rocha, o monitoramento das mudanças climáticas é de extrema importância para que os dados coletados ao longo de anos, quando estudados e relacionados a aparição de doenças, possam servir de base para elaboração de estratégias de prevenção desses problemas.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.