A arquitetura brasileira na Semana de Arte Moderna

Nesta sua coluna, Guilherme Wisnik fala do papel que a arquitetura brasileira ocupava durante a Semana de Arte Moderna, quando ainda era considerada uma arte menor

 24/02/2022 - Publicado há 2 anos
Por

Na esteira das celebrações em torno do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o professor Guilherme Wisnik fala da  relação entre as diversas artes e a arquitetura naquele período. Ele lembra que, no início do século 20, a arte brasileira, seguindo lado a lado com o Modernismo, tinha como uma de suas questões importantes a identidade nacional, tema muito presente entre os artistas de 1922, ano em que a arquitetura brasileira ainda estava atrasada em relação a artes como literatura, música e artes plásticas. Foi graças a arquitetos como Flávio de Carvalho e Gregori Warchavchik, no final dos anos 20, que a arquitetura brasileira dá seu salto na direção do Modernismo.

Wisnik lembra ainda que o tema do Modernismo na arquitetura levou a uma disputa entre Mário de Andrade e Oswald de Andrade em torno da ambientação das casas de Warchavchik. “Interessante porque isso coloca, na verdade, não só o fato de que esses grandes literatos brasileiros estavam muito ligados na discussão da arquitetura […] como o fato de que, se em 22 a arquitetura ainda era uma arte menor e atrasada, pouco tempo depois ela saltaria à frente”, pois se tornaria “o carro chefe da modernizacão” a partir de meados dos anos 1940. “Para nós, na arquitetura, a celebração de 22 retoma essa pergunta sobre o nosso destino de modernização e como é que pudemos – e ainda podemos – ser modernos e brasileiros ao mesmo tempo, uma equação difícil de resolver e que estava fora da equação das vanguardas europeias, mas que para nós, na América do Sul, foi e continua sendo ainda crucial.”


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.