Intenção da Rússia de restaurar base na Venezuela preocupa o Brasil

Recentemente, a China instalou uma base de rastreamento de satélite – que pode se transformar em rastreamento de míssil – no sul da Argentina. Se a Rússia restabelecer sua base na Venezuela, será o segundo exemplo na região

 25/10/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 26/04/2017 as 14:20

Logo da Rádio USP

logo_radiousp_790px

00

 

Putin promete reforçar potencial nuclear da - Foto: President of Russia
Putin pretende restaurar potencial militar ao redor do mundo – Foto: President of Russia

Como parte do plano de restaurar o poder global, o presidente russo Vladimir Putin tem planos de restabelecer 15 bases militares que a Rússia mantinha ao redor do mundo, uma delas – uma base naval – no norte da Venezuela, o que constitui um cenário preocupante para os vizinhos desse país. O Brasil sempre se posicionou contrário à ideia de que qualquer país mantenha bases na região. Em sua coluna semanal, o embaixador Rubens Barbosa também comenta a decisão da Assembleia Nacional venezuelana de aprovar um acordo, declarando que o governo de Nicolás Maduro impulsionou uma ruptura da ordem constitucional ao suspender a realização de um referendo para revogar o mandato presidencial. O clima naquele país é de total instabilidade.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.