Postura ideal implica ouvir as exigências do próprio corpo

Segundo Laerte Idal Sznelwar, a melhor postura é aquela que eu posso mudar, uma vez que não há uma que seja adequada ao longo do tempo

 16/02/2022 - Publicado há 2 anos
A qualidade da postura atrás do volante também está relacionada à possibilidade de ajustar os equipamentos do veículo, como espelhos e o banco – Foto: Pexels
Problemas de postura estão associados a problemas de saúde e a postura assumida ao dirigir não é exceção. Laerte Idal Sznelwar, professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, médico e doutor em Ergonomia, conversa com o Jornal da USP no Ar 1ª Edição sobre o que é uma postura saudável atrás do volante.

Laerte Idal Sznelwar – Foto: Cristiane Reimberg

Sznelwar vai contra a ideia de uma postura certa ou errada. “A melhor postura é aquela que eu posso mudar. Não há a ‘postura correta’, não há uma postura que seja adequada ao longo do tempo.”

O professor conta que, no entanto, existem posturas que permitem que os apoios do corpo fiquem mais estabilizados, como as que permitem que os pés, as nádegas e a coluna tenham melhor apoio. Ainda assim, o ideal é não manter-se muito tempo apoiado.

Trabalho e postura

Sznelwar chama a atenção para as dificuldades que os profissionais enfrentam com a postura, por ficarem “constrangidos” a manterem a mesma posição através da necessidade de manter prazos e metas. Alguns trabalhos, como é o caso de caminhoneiros e outros motoristas, não possibilitam a mudança de postura durante a atividade, o que exigiria que o profissional parasse periodicamente.

Segundo o médico, o ideal é não ficar mais que 45 minutos sentado. Mas esse tempo pode ser ainda menor — o jeito é estar atento às exigências do corpo.

Postura e direção

Segundo Sznelwar, a qualidade da postura atrás do volante também está relacionada à possibilidade de ajustar os equipamentos do veículo, como espelhos e o banco.

Outro ponto importante é o apoio dos pés. Se os pés não estão apoiados no chão, o apoio se concentra nas partes moles das coxas, o que dificulta a circulação venosa.

Sentar reto

O professor conta que a ideia de “sentar em 90°” é um dos erros históricos nessa área. Existem vários ângulos possíveis saudáveis, que giram entre pouco menos que 90° e 110°. O importante, ressalta, é ouvir as exigências do corpo e manter uma postura confortável.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.