Orquestra Sinfônica da USP estreia programa na Rádio USP

“Osusp no Ar” será transmitido sempre na primeira sexta-feira de cada mês, às 21 horas, a partir do próximo dia 3

 31/08/2021 - Publicado há 3 anos
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Um programa sério, pomposo e dedicado a um público especializado. Essa é a receita de um projeto radiofônico ao mesmo tempo feito por uma orquestra e dedicado a si mesma. Certo? De jeito nenhum.

Osusp no Ar vai surpreender. Leve, aberto e solto, o programa traz o público para junto do dia a dia da orquestra, evidenciando o lado “pessoas comuns” de seus músicos. Tanto que, na estreia, o ouvinte poderá acompanhar logo de cara uma conversa quase confessional entre a violinista Mayra Moraes e o violista Newton Carneiro. Eles falam sobre as expectativas acerca do programa, os desafios que motivaram a aventura e as inquietações decorrentes do momento de pandemia. Aliás, esse contexto foi marcante para que o projeto nascesse. Com uma atividade tão dependente de presença física, como são os concertos, os integrantes da orquestra enxergaram no rádio uma das formas de continuar se conectando ao público. “No fazer musical a pandemia nos sacudiu. Bem… sacudiu a tudo e a todos. Mas eu diria que, de uma certa forma, a provocação foi positiva para o nosso fazer, para a gente pensar a respeito”, reflete Mayra durante a conversa que poderá ser ouvida no programa.

 

Estúdio da Rádio USP, na Cidade Universitária, em São Paulo: programas podem ser ouvidos também pela internet, através do site da emissora (www.jornal.usp.br/radio) – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Por isso, as tecnologias ganharam relevo ainda maior. Redes sociais e canais de comunicação, entre os quais o rádio, trazem a orquestra para perto do público novamente, com boa dose de intimidade.

Nos programas, os ouvintes poderão acompanhar bate-papos com músicos, dicas, agenda da orquestra, histórias, além, é claro, de música contextualizada por comentários aconchegantes.

O programa Osusp no Ar será veiculado todas as primeiras sextas-feiras de cada mês, às 21 horas. A estreia é no dia 3 de setembro. Você pode acompanhar pelo rádio, em 93,7 FM na região da Grande São Paulo, em 107,9 FM na região de Ribeirão Preto, assim como pelo site jornal.usp.br/radio.

Você também pode acompanhar as publicações da Orquestra Sinfônica da USP em:

Site: http://www.osusp.prceu.usp.br/

Youtube: https://www.youtube.com/c/OSUSP

Facebook: https://www.facebook.com/SinfonicaUSP

Instagram: @osusp

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.