Pesquisadoras buscam médicos para estudo sobre conhecimento da morte encefálica e doação de órgãos

Para participar do estudo, médicos de todas as especialidades devem responder ao questionário on-line com perguntas sobre experiência profissional, morte encefálica e doação de órgãos

 22/04/2021 - Publicado há 3 anos
Por

Mais de 10 mil notificações de potenciais doadores foram realizadas em 2020, sendo que 6% não tiveram a morte encefálica confirmada e 45% das famílias não consentiram a doação, impossibilitando a concretização da doação de órgãos, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Os resultados apontam queda no número de doadores efetivos no Brasil, que era de 18,1 por milhão de população (pmp) em 2019 para 15,8 pmp no ano passado.

Neste sentido, pesquisadoras da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários médicos de todas as especialidades para estudo que busca compreender o entendimento dos profissionais sobre o protocolo de morte encefálica e abordagem do familiar sobre doação de órgãos.

Para participar do estudo, médicos de todas as especialidades devem responder ao questionário on-line com perguntas sobre experiência profissional, morte encefálica e doação de órgãos. Os voluntários podem ter acesso ao questionário neste link.

Os resultados preliminares já apontam que mais de 60% dos 140 participantes não conseguiram responder corretamente às questões. “Apesar dos médicos relatarem que participaram de treinamento, que realizaram mais de dez aberturas de protocolos de morte encefálica e que se sentem seguros ao falar com a família, o acerto foi abaixo do esperado. Nosso objetivo é verificar se o conhecimento é escasso e inadequado na comunidade médica”, conta a mestranda Tauana Fernandes Vasconcelos, da FMRP.

O estudo Avaliação do conhecimento de médicos sobre morte encefálica e doação de órgãos integra o mestrado de Tauana pelo Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica e é coordenado pela professora Maria Auxiliadora Martins, do Departamento de Cirurgia e Anatomia, ambas da FMRP.

Mais informações: tauanamestrado@usp.br


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.