Evento on-line da USP aborda políticas de inclusão pela ótica do direito

Dois encontros da Faculdade de Direito vão abordar direitos humanos, cidadania negra e casos de discriminação com representantes da área do direito e da justiça

26/11/2020 - Publicado há 3 anos
Evento é promovido pela Faculdade de Direito da USP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

.

Para marcar o mês da Consciência Negra e discutir políticas de inclusão, a Faculdade de Direito (FD) da USP em parceria com a Fundação Arcadas vai realizar dois encontros com transmissão on-line nesta sexta, dia 27 de novembro, com a presença de representantes da área do direito e da justiça atuantes em questões de direitos humanos, cidadania negra e casos de discriminação. O evento Consciência Negra na Faculdade de Direito da USP, coordenado pela professora Eunice Aparecida Prudente, pode ser acompanhado gratuitamente pelo canal do Youtube da Faculdade de Direito da USP.

Com o tema do Racismo no Judiciário, a primeira mesa virtual, das 11h15 às 13h30, vai contar com a participação da juíza Adriana Cruz, titular da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro; do procurador de Justiça Mário Augusto Vicente Malaquias; da defensora pública Isadora Brandão Araújo da Silva; e da advogada Cláudia Luna, que preside a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção São Paulo.

Das 17h30 às 21h, o segundo encontro terá várias abordagens sobre a questão da cidadania negra, além de uma apresentação de poesia. A Abertura será do diretor da FD, professor Floriano Azevedo Marques, com participação de duas acadêmicas: Leticia Chagas, presidente do Centro Acadêmico XI de Agosto, e Leticia de Oliveira, coordenadora do Laboratório de Estudos Étnico-Raciais. As palestras são as seguintes:

O Movimento Negro no Rio Grande do Sul e a Instituição do Dia da Consciência Negra
Artemio Prado Silva – Advogado, vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB do Rio Grande do Sul

Encontro poético com Solano Trindade
Wesley Roberto Silva – Professor de Geografia, Escola Estadual Prof. José Cardoso de Rio Claro, São Paulo

Pensando as interseccionalidades no Direito
Tiago Vinícius André dos Santos – Mestre e doutor pela Faculdade de Direito da USP, professor na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

A defesa da vítima nos casos de discriminação
Camila Torres Cezar – Advogada, mestranda na Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie

Cidadania negra sob suspeita– Habeas corpus preventivo
Wagner Gomes Salomão – Mestrando em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da USP e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Subseção de Lorena da OAB-SP

.