“Cadência inusitada” marca as composições de Ataulfo Alves

Obra do músico mineiro abriu novos caminhos para gerações de compositores, diz o pesquisador Omar Jubran

 17/11/2020 - Publicado há 3 anos
O cantor e compositor mineiro Ataulfo Alves (1909-1969) – Fotomontagem: Jornal da USP com imagens Wikimedia Commons e Rádio Senado

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 15 de novembro de 2020, que destacou a obra do cantor e compositor mineiro Ataulfo Alves (1909-1969).

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

“Com um caráter essencial e determinante para a história da música popular brasileira, as composições de Ataulfo Alves sempre foram marcadas por uma cadência inusitada e uma notória presença de espírito que abriram novos caminhos para uma futura geração de bons compositores.”

A análise foi feita pelo pesquisador Omar Jubran no programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 15 passado, que destacou a obra do cantor e compositor mineiro Ataulfo Alves (1909-1969). “Oriundo do sertão mineiro e descendente de um violeiro cantador, ele faz incorporar em suas criações influências das toadas rurais. Desse modo, o resultado em sua música é uma cadência arrastada, com um certo jeito dolente e melancólico”, acrescentou Jubran, lembrando que Ataulfo Alves deixou cerca de 400 músicas gravadas.

Olhar Brasileiro apresentou alguns dos grandes sucessos de Ataulfo Alves, como Tempos de Criança, Na Cadência do Samba, Laranja Madura, Ai, Que Saudades da Amélia – composta em parceria com Mário Lago -, Atire a Primeira Pedra, Leva Meu Samba e Mulata Assanhada. Essas canções foram interpretadas por cantoras e cantores como Ná Ozetti, Márcia, Cássia Eller, Jane Duboc, Noite Ilustrada e Elizete Cardoso, entre outros.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às terças-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.