Conferência aproxima conhecimento científico e oportunidades de negócios

A terceira edição da conferência SciBiz acontece entre os dias 16 e 20 de novembro

16/11/2020 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 02/12/2020 as 19:36
Foto: Reprodução

Na manhã de hoje, dia 16 de novembro, o reitor Vahan Agopyan participou da abertura da Conferência SciBiz, promovida pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Em sua terceira edição, a SciBiz é a maior conferência de ciência e negócios da América Latina, integrando pesquisadores, empreendedores e investidores.

“Criada em 2018, a SciBiz tem se tornado cada vez maior e é uma oportunidade para que a área acadêmica e a de negócios possam trabalhar juntas e se preparar para o inesperado”, explicou o diretor da FEA, Fábio Frezatti, na abertura do evento.

O reitor Vahan Agopyan lembrou que “a inovação surge quando colocamos quem desenvolve o conhecimento em contato com quem transforma esse conhecimento em produtos e serviços que beneficiem as pessoas. Esta relação entre a USP e a sociedade faz parte da nossa gênese”.

“Durante a pandemia, o Estado de São Paulo percebeu a importância da manutenção dos incentivos dados à ciência e à tecnologia. O cenário pós-pandemia que temos pela frente será muito desafiador, tanto em termos econômicos quanto na redução das desigualdades sociais. Com esta conferência, a USP promove um ambiente que fortalece a gestão pública e a gestão privada baseada em evidências”, reforçou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A cerimônia também contou com a participação dos pró-reitores Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado (Cultura e Extensão Universitária), Edmund Chada Baracat (Graduação), Sylvio Roberto Accioly Canuto (Pesquisa) e Carlos Gilberto Carlotti Jr. (Pós-Graduação); do coordenador do InovaUSP, Luiz Henrique Catalani; do coordenador da Agência USP de Inovação, Marcos Nogueira; do coordenador do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica, Guilherme Ary Plonski; do secretário estadual de Turismo, Vinicius Lummertz; da assessora do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Regiane Relva Romano; do diretor-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Antonio Carlos Gaustad Maçada; da diretora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Fernanda De Negri; e dos organizadores do evento, Moacir de Miranda Oliveira Jr. e Liliam Sanchez Carrete.

Science meets Business

Realizada de modo virtual por causa da pandemia da covid-19, a SciBiz 2020 conta com a participação de mais de 100 palestrantes e dez keynotes speakers internacionais, e a programação oferece painéis de discussão com cientistas, empreendedores, executivos e investidores, além de desafios e showroom de tecnologias.

As conferências terão como pilares temáticos: gestão & inovação, cultura & mindset, economia criativa, ambiente regulatório, fomento & investimento, transformação digital, tecnologias disruptivas, cidades inteligentes, sociedade compartilhada, internacionalização de negócios, impacto e inclusão social, sustentabilidade, futuro do trabalho, governo 4.0, saúde e hospital 4.0, Amazônia 4.0 e bioeconomia.

Uma das principais atrações é a Feira de Startups, que trará mais de 50 investidores e grandes empresas, prontos para ouvir os participantes e suas inovações. Trata-se de uma oportunidade para o empreendedor apresentar sua ideia de negócio para o mercado e para um grupo seleto de investidores.