Ribeirão Preto sedia encontro internacional de inovação e negócios

O BIN@ 2019 será entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro e discutirá oportunidades em economia circular e sustentável

Circularidade e sustentabilidade serão os temas de um encontro internacional de inovação e negócios que ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Ribeirão Preto, reunindo universidades, parques científicos e tecnológicos, incubadoras, empresas de base tecnológica, investidores, startups de diferentes segmentos e grandes empresas líderes em inovação. 

É o BIN@™, evento anual e itinerante que surgiu na Universidade do Porto, em Portugal, e já passou por países como Reino Unido, Romênia e Polônia. Agora, em sua 10ª edição, o BIN@™BRAZIL 2019 será realizado em diferentes espaços da cidade de Ribeirão Preto, incluindo o campus da USP, onde está sediado o Supera Parque de Inovação e Tecnologia (um dos organizadores do evento). As atividades não têm fins lucrativos e as inscrições são gratuitas, porém limitadas.

Não é a primeira vez que o Brasil é palco do BIN@™. Em 2013, Ribeirão Preto, e, em 2016, São Paulo receberam o evento. De volta à cidade do interior, o debate será em torno das práticas e oportunidades em “circularidade e sustentabilidade, abordando tópicos sobre economia verde, design circular, veículos verdes, mobilidade, smart cities, novas formas de cultivo com agricultura digital, inovações em saúde, dentre outros temas”, comenta Diego Siqueira, pesquisador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Supera Parque, que integra a comissão organizadora.

Um dos objetivos, continua Siqueira, “é promover novas parcerias colaborativas entre as instituições e empresas participantes de diferentes países e regiões brasileiras”.

Na programação, estão previstas palestras, workshops, sessões abertas, sessões temáticas, sessões de ação, exibição de empresas e tecnologias (business showcases), além de reuniões B2B. “Essa edição temática do evento impacta positivamente diferentes áreas e segmentos, além de estar alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, ajudando a planejarmos os próximos séculos integrando ciência, política e empresas.

A rede internacional conta com mais de 3 mil membros, dentre pesquisadores, gestores públicos e empresariais” diz Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque que também faz parte da comissão organizadora do evento junto com outros especialistas do Supera Parque e da Agência USP de Inovação.

Programação

Durante os três dias de evento, os participantes discutirão a circularidade e a sustentabilidade, tendo como foco as áreas da saúde, biotecnologia, agricultura e afins. A ideia é propor soluções integradas para os desafios globais. Também serão discutidos modelos de negócios com foco em ciclos reversíveis e condições sistêmicas, bem como os blocos de construção para setores e temas transversais para indústria, agricultura e saúde pública. Inscrições e programação completa estão disponíveis no site do BIN@™ Brazil 2019  

Mais informações: (16) 3315-0735

Ana Cunha/Assessoria de Comunicação do Supera Parque de Inovação e Tecnologia

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •