Exatas é a melhor escolha para você? Leia as dicas do professor da USP

Coordenador do curso de Ciências de Computação da USP em São Carlos fala sobre as características de quem se realiza nessas carreiras

01/09/2016 - Publicado há 8 anos
20160901_ICMC
Ciências Exatas têm ampla variedade de cursos e grande demanda por profissionais | Foto: Nilton Junior/ArtyPhotos

Com o fim das inscrições para o vestibular da Fuvest se aproximando – o prazo termina no dia 8 de setembro –, muitos estudantes se sentem ainda mais atordoados para decidir qual caminho seguir na encruzilhada que divide Exatas, Humanas e Biológicas. O professor Thiago Pardo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, dá algumas pistas que poderão ajudar quem está pensando em escolher a trilha das Exatas, que tem uma ampla variedade de cursos e uma grande demanda por profissionais.

Segundo ele, algumas características indicam que essa área pode ser uma escolha interessante para o estudante. Vamos à primeira delas: durante o ensino médio, o aluno gostava das aulas das matérias dessa esfera do conhecimento, tais como matemática, física e química? “Se o estudante curte estudar e resolver os exercícios dessas matérias, pode ser que tenha aptidão para a área”, diz Thiago Pardo.

Vamos prosseguir com mais uma pista: normalmente, os alunos que gostam de Exatas também demonstram bom raciocínio lógico e são motivados pelos desafios de equacionar e solucionar problemas complexos. “São estudantes que têm pensamento rápido, lidam bem com conceitos e modelos abstratos e gostam de compartilhar e discutir as soluções que encontram para os problemas, de diversas naturezas, com outras pessoas”, ressalta o professor.

É hora da terceira pista: a turma das Exatas curte estudar e está disposta a aprender constantemente, além de ter facilidade de lidar com outras esferas do conhecimento. “A multidisciplinaridade é uma característica típica da área de Exatas, pois seus conhecimentos são aplicados às mais diversas frentes”, explica Pardo.

20160901_ICMC_ThiagoPardo
O professor Thiago Pardo coordena o curso de Ciências de Computação no ICMC | Foto: Denise Casatti

O professor destaca ainda que essas características presentes naqueles que gostam de Exatas também costumam ser requisitadas durante a vida profissional: “É fácil perceber a necessidade dessas habilidades nos profissionais que precisam, por exemplo, desenvolver e lidar com modelos climáticos, preparar e organizar o conteúdo de aulas para crianças, desenvolver jogos de computadores, projetar softwares especializados e soluções em hardware, equacionar e avaliar investimentos e operações financeiras variadas a serem executados por uma empresa, resolver questões de logística de entrega de produtos no comércio eletrônico, conduzir estudos científicos, apoiar a realização e a análise de pesquisas socioeconômicas e até mesmo investigar a movimentação de corpos celestes, dentre incontáveis outras funções”.

Logicamente, essas características e habilidades não são determinantes da carreira do aluno, tampouco são exclusivas da área de Exatas. Além disso, muitas delas podem ser trabalhadas e desenvolvidas durante o aprendizado e amadurecimento do estudante na graduação.

Para encerrar, uma última pista: gostar de tecnologia também é um indício da aptidão por Exatas. Se você estava na dúvida, conseguiu iluminar um pouco sua decisão à luz dessas singelas pistas e vislumbra que Exatas é mesmo a melhor escolha para você, aproveite a oportunidade para conhecer os oito cursos de graduação que o ICMC oferece.

Denise Casatti / Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações: Guia Faça Parte do FuturoTerritório do Bixo