Campanha de arrecadação de equipamentos ajuda a acompanhar aulas a distância

A Escola de Educação Física e Esporte da USP realizou campanha que distribuiu desktops, notebooks e tablets para estudantes da unidade que manifestaram dificuldade de acompanhar as aulas somente pelo celular

30/09/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

As aulas a distância continuarão sendo uma realidade na USP até o final do ano, segundo decisão da Reitoria divulgada em junho. Porém, não são todos os alunos que possuem condições técnicas, como bons computadores e acesso à internet, para dar continuidade às atividades. Pensando nisso, a Comissão Especial de Apoio às Atividades Remotas lançou uma campanha de arrecadação de equipamentos eletrônicos para que alunos consigam acompanhar as aulas. Essa comissão é coordenada pelo professor Luis Teixeira, da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE), que falou em entrevista ao Jornal da USP no Ar.

A iniciativa foi lançada logo após a decisão da Reitoria ser publicada e é administrada por uma comissão composta de pessoas de diferentes cursos de graduação e áreas administrativas, além da representatividade dos próprios alunos, cujo responsável indica as demandas. “No primeiro semestre, todos os nossos alunos foram contemplados com equipamentos de acesso à internet, como modems e chips, mas depois foi levantada a dificuldade de acompanhar as aulas somente pelo celular em sua tela tão pequena. A adaptação das aulas presenciais para as on-line também implicou na mudança das avaliações, que passaram a ser escritas, e escrever isso no celular é quase impraticável. Então, levantamos dados de estudantes que precisariam e gostariam de receber esse auxílio e daí articulamos a campanha”, explica o professor.

A arrecadação começou em setembro e de oito solicitações feitas por alunos da EEFE três foram contempladas até o momento. Os equipamentos doados foram formatados pelo setor de informática, que apaga toda memória anterior da máquina, e os estudantes já os receberam. Caso a arrecadação seja ainda maior, o professor considera a possibilidade de ampliar a campanha para outras unidades da Universidade.

A campanha aceita doações de desktops, notebooks, tablets e monitores que possam auxiliar no desempenho acadêmico dos alunos. Para participar, o doador deve entrar em contato pelo e-mail stieefe@usp.br para agendar a data de entrega do material na EEFE e ser atendido individualmente. O aluno interessado também deve manifestar seu desejo de receber o equipamento pelo mesmo endereço e agendar a retirada.

Saiba mais ouvindo a entrevista na íntegra ou entrando no site da EEFE.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.