Má qualidade do ar pode prejudicar prática esportiva

Paulo Roberto Santiago explica que as mudanças climáticas e as queimadas, que interferem na qualidade do ar, prejudicam o desempenho e a saúde dos atletas

 18/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o impacto da qualidade do ar para o esporte.

O professor explica que as mudanças climáticas, as queimadas e, por consequência, a qualidade do ar prejudicam diretamente o desempenho e a saúde dos atletas. Apesar da importância do assunto para a ciência do esporte, não existem muitos estudos científicos a respeito do assunto. Santiago cita então uma reportagem, veiculada no dia 12 de setembro pela ESPN norte-americana, mostrando a gravidade do problema e a falta de interesse maior pela questão. O professor Santiago cita ainda a falta de trabalhos científicos publicados sobre os efeitos da poluição do ar no esporte, que, para ele, demonstra “um certo desinteresse dos pesquisadores de ciência do esporte pelo tema”.

Mas, pelo que diz a reportagem da ESPN, a expectativa de reversão do problema ainda deve demorar. Os especialistas entrevistados acreditam que somente prejuízos financeiros ao setor do esporte e incidentes graves que impactem diretamente a vida de pessoas envolvidas com o esporte podem mudar essa realidade. 

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte.

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.


Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar quinzenalmente sexta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.