Ben Jor foi gravado por cantores de várias tendências musicais

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, destaca os grandes intérpretes da obra do compositor carioca

 21/07/2020 - Publicado há 4 anos
Elis Regina (à esquerda) e Gal Costa (à direita): Jorge Ben Jor compôs canções que foram interpretadas por grandes artistas da música popular brasileira – Imagem: Jornal da USP

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 19 de julho de 2020, que apresentou o terceiro episódio da série sobre o cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

Músicas de Jorge Ben Jor interpretadas por grandes cantores da música popular brasileira. Esse foi o destaque do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 19 passado – o terceiro de uma série de quatro episódios sobre o cantor, compositor e instrumentista carioca.

Foram ouvidas no programa, entre outras, as músicas País Tropical, Vendedor de Bananas e Zazueira, interpretadas por Wilson Simonal, Os Incríveis e Elis Regina, respectivamente. Chove Chuva, com Elza Soares, e Bumbo da Mangueira, com Gal Costa, também foram exibidas no programa.

“Uma particularidade interessante na obra de Jorge Ben Jor é o fato de se tornar um dos raros compositores a serem gravados por artistas de todas as correntes musicais”, analisou o apresentador de Olhar Brasileiro, o pesquisador Omar Jubran. “Centenas de registros de suas criações ganharam as vozes de cantores, cantoras, duplas, trios, quartetos das mais diferentes tendências em termos de estilos musicais.”

Para Jubran, desde o início de sua carreira Jorge Ben Jor mostrou-se inovador. “Seja como compositor, cantor, músico, band leader e arranjador, Ben Jor é único. É impossível classificar sua música e seu balanço, que são notoriamente inconfundíveis”, acrescentou.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do link da emissora no site da Rádio USP. Às terças-feiras, ele é disponibilizado no site do Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.