Ben Jor foi gravado por cantores de várias tendências musicais

Programa “Olhar Brasileiro”, da Rádio USP, destaca os grandes intérpretes da obra do compositor carioca

Elis Regina (à esquerda) e Gal Costa (à direita): Jorge Ben Jor compôs canções que foram interpretadas por grandes artistas da música popular brasileira – Imagem: Jornal da USP

Ouça nos links abaixo o programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 19 de julho de 2020, que apresentou o terceiro episódio da série sobre o cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor.

Músicas de Jorge Ben Jor interpretadas por grandes cantores da música popular brasileira. Esse foi o destaque do programa Olhar Brasileiro, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 19 passado – o terceiro de uma série de quatro episódios sobre o cantor, compositor e instrumentista carioca.

Foram ouvidas no programa, entre outras, as músicas País Tropical, Vendedor de Bananas e Zazueira, interpretadas por Wilson Simonal, Os Incríveis e Elis Regina, respectivamente. Chove Chuva, com Elza Soares, e Bumbo da Mangueira, com Gal Costa, também foram exibidas no programa.

“Uma particularidade interessante na obra de Jorge Ben Jor é o fato de se tornar um dos raros compositores a serem gravados por artistas de todas as correntes musicais”, analisou o apresentador de Olhar Brasileiro, o pesquisador Omar Jubran. “Centenas de registros de suas criações ganharam as vozes de cantores, cantoras, duplas, trios, quartetos das mais diferentes tendências em termos de estilos musicais.”

Para Jubran, desde o início de sua carreira Jorge Ben Jor mostrou-se inovador. “Seja como compositor, cantor, músico, band leader e arranjador, Ben Jor é único. É impossível classificar sua música e seu balanço, que são notoriamente inconfundíveis”, acrescentou.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do link da emissora no site da Rádio USP. Às terças-feiras, ele é disponibilizado no site do Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.