Rádio USP toca a trilha sonora das festas juninas

Programa “Vira e Mexe” traz músicas em ritmo de arrasta-pé, típico das festas populares de junho

 08/06/2020 - Publicado há 4 anos
Festa junina no Brasil: comemoração tem o arrasta-pé como ritmo típico – Foto: Janine Moraes/Flickr

Ouça nos links abaixo o programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 6 de junho de 2020, que apresentou músicas típicas das festas juninas.

Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP
Logo da Rádio USP

As músicas tocadas nas tradicionais festas juninas – dedicadas a Santo Antonio, São João, São Pedro e São Paulo – têm como base o arrasta-pé, um dos ritmos associados ao forró. Elas foram o tema do programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado no dia 6 passado.

“Normalmente, a trilha sonora de todo festejo junino é o arrasta-pé, esse ritmo mais rapidinho, que a gente dança, um para um lado, outro pro outro”, destacou o apresentador Paulinho Rosa. “Às vezes a temática não fala das festas juninas, mas continua alegrando e animando qualquer festa.”

Entre as várias músicas apresentadas no programa estão Alegria de Pé de Serra, de Dominguinhos e Anastácia, Na Emenda, de Manuel Eusébio e Juarez Santiago – com o Trio Nordestino -, Puxando Fogo, de Elino Julião e João Machado, e Fé na Festa, de Gilberto Gil.

Ouça nos links acima a íntegra do programa.

Vira e Mexe é apresentado pela Rádio USP aos sábados, às 11 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. O programa tem produção de Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.