Ciro Marcondes explica a teoria da Autopoiese

Desaparecendo o objeto, aparece a própria noção de objetividade

 12/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 29/03/2017 as 17:58

cab_ciro_marcondes

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Ilustração de M. C. Escher - Foto: Wikimedia Commons
Ilustração de M. C. Escher – Foto: Wikimedia Commons

Em sua coluna desta semana, o sociólogo e jornalista Ciro Marcondes Filho explica o significado do termo Autopoiese, criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios.

De acordo com essa teoria, é impossível explicar fenômenos de um domínio com elementos de outro, que é a maneira como esse outro é e age. Atribuímos estruturas, leis, percurso, sentido, ao fenômeno que observamos, seja ele um mosquito ou um voo de pássaro.  Já os organismos apenas vivem, cumprindo sua função na natureza. Tudo o que é atribuído a eles parte de um observador externo, como se só existissem em função deste.

Maturana, segundo Ciro Marcondes, não acha que a realidade não exista, mas que há tantas realidades quanto observadores, tantas realidades quanto domínios explicativos, todas elas legítimas.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.