O legado cultural da cerimônia de abertura da Olimpíada

Para Wisnik, a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos ressaltou a potência da cultura brasileira para o mundo ver

 11/08/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 31/03/2017 as 19:30

cab_wisnik

Logo da Rádio USP

logo_radiousp790px

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O colunista Guilherme Wisnik analisa a abertura dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, enaltecendo a escolha dos artistas e a celebração da grandeza cultural brasileira. Ele chama a atenção para um momento que considera especialmente tocante: a imagem do cantor e compositor Paulinho da Viola em sua interpretação do Hino Nacional. A partir dessa deixa, Wisnik parte para uma reflexão a respeito do legado cultural brasileiro.

De acordo com ele, boa parte do esforço de modernização do Brasil ao longo do século 20 sempre lidou com a relação modernidade/atraso.  A ideia, principalmente reforçada ao longo dos governos mais recentes, era de que o atraso tinha acabado e o futuro, finalmente, chegado. O Brasil como país do futuro, sem esquecer, no entanto, a cultura que emana do passado e da qual tivemos um vislumbre na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos.

 

 

 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.