Revista USP discute as olimpíadas sob vários pontos de vista

Nova edição da revista traz dez artigos sobre os Jogos Olímpicos, escritos por especialistas da USP e de outras universidades

Por - Editorias: Cultura
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

A edição 108 da Revista USP – lançada no dia 16 de julho, em evento realizado no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, em São Paulo – traz o dossiê Jogos Olímpicos, com dez artigos de professores da USP e de outras universidades, que analisam as Olimpíadas sob diversos pontos de vista.

Segundo o idealizador e organizador do dossiê, professor Flavio de Campos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “o intuito, ao reunir esses dez artigos, foi o de apresentar significações variadas, não apenas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas, também, para as dimensões dos esportes e das competições em nosso mundo contemporâneo, que alguns já chegaram a definir como sociedade lúdica”. A Revista USP é uma publicação trimestral da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP.

O editor da Revista USP, Francisco Costa, ressalta que o dossiê aborda o tema dos jogos olímpicos das formas “mais prazerosas e diferentes possíveis”. Ele destaca que há espaço, inclusive, para os Gay Games, o maior evento esportivo voltado para a comunidade LGBT, realizado desde 1982.

Além disso, na nova edição da Revista USP, o leitor encontra artigos sobre as relações entre política e as Olimpíadas, o futuro do Comitê Olímpico Internacional (COI), os projetos urbanísticos e a cobertura midiática brasileira em relação à Olimpíada do Rio de Janeiro, as Paralimpíadas, doping, machismo e a participação feminina nos jogos.

Nos textos a seguir, o Jornal da USP mostra algumas das principais ideias expostas em cada artigo publicado no dossiê Jogos Olímpicos, da nova edição da Revista USP.

 

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Print this pageEmail

Textos relacionados