Revista USP discute as olimpíadas sob vários pontos de vista

Nova edição da revista traz dez artigos sobre os Jogos Olímpicos, escritos por especialistas da USP e de outras universidades

 29/07/2016 - Publicado há 8 anos     Atualizado: 20/06/2018 as 10:48
Por

A edição 108 da Revista USP – lançada no dia 16 de julho, em evento realizado no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, em São Paulo – traz o dossiê Jogos Olímpicos, com dez artigos de professores da USP e de outras universidades, que analisam as Olimpíadas sob diversos pontos de vista.

Segundo o idealizador e organizador do dossiê, professor Flavio de Campos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, “o intuito, ao reunir esses dez artigos, foi o de apresentar significações variadas, não apenas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas, também, para as dimensões dos esportes e das competições em nosso mundo contemporâneo, que alguns já chegaram a definir como sociedade lúdica”. A Revista USP é uma publicação trimestral da Superintendência de Comunicação Social (SCS) da USP.

O editor da Revista USP, Francisco Costa, ressalta que o dossiê aborda o tema dos jogos olímpicos das formas “mais prazerosas e diferentes possíveis”. Ele destaca que há espaço, inclusive, para os Gay Games, o maior evento esportivo voltado para a comunidade LGBT, realizado desde 1982.

Além disso, na nova edição da Revista USP, o leitor encontra artigos sobre as relações entre política e as Olimpíadas, o futuro do Comitê Olímpico Internacional (COI), os projetos urbanísticos e a cobertura midiática brasileira em relação à Olimpíada do Rio de Janeiro, as Paralimpíadas, doping, machismo e a participação feminina nos jogos.

Nos textos a seguir, o Jornal da USP mostra algumas das principais ideias expostas em cada artigo publicado no dossiê Jogos Olímpicos, da nova edição da Revista USP.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.